A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico estético que é realizado por um cirurgião plástico para remodelar a região da barriga. Mas o que é realmente uma abdominoplastia e quão arriscado é esse procedimento?


A abdominoplastia é uma operação que é realizada sob anestesia geral em hospital ou clínica. Os pacientes que escolhem essa cirurgia geralmente possuem um abdômen flácido devido a uma situação onde a pele esticou e recuou, caso de obesos que perderam muito peso ou mulheres grávidas que ganharam muito peso durante a gravidez. A flacidez pode ser também resultado do envelhecimento, pois como a pele envelhece, ela começa a perder sua elasticidade e torna-se esticada. A flacidez é removida com uma incisão na linha dos pêlos pubianos e remoção do tecido sobressalente. A cinta interna de tecido conjuntivo também precisa ser reforçada a fim de manter os órgãos internos firmemente no lugar. O umbigo é muitas vezes movido para uma posição mais centralizada.

Uma abdominoplastia normalmente leva três horas para ser realizada e necessita de uma noite ou duas no hospital. Um dreno será colocado no abdômen para permitir que o excesso de fluidos seja removido a fim de auxiliar na cura. Uma cinta abdominal terá de ser usada durante o processo de cicatrização inicial também.

Então, quais são os riscos? Todo procedimento cirúrgico tem alguns riscos, uma vez que cada pessoa reage de maneira diferente para o mesmo procedimento. Algumas complicações possíveis incluem:

– Hematoma: Este é acúmulo de líquidos abaixo da pele. Os drenos que são colocados durante a operação normalmente aliviam esta situação rapidamente.
– Infecção: Há sempre uma chance de ocorrer uma infecção. O paciente deve relatar qualquer febre ou vermelhidão incomum, inchaço ou dor ao seu médico que provavelmente irá administrar antibióticos.
– Dormência ou formigamento no local: Este é geralmente um fenômeno temporário que resolve em questão de semanas ou meses.
– Reações adversas à anestesia: Isto é raro, mas às vezes os pacientes têm uma resposta desagradável ou inesperada a anestesia utilizada durante a abdominoplastia. Às vezes, uma reacção alérgica podem surgir. Um anestesista qualificado irá investigar antes se você pode ter problemas, e mesmo se ocorrer algo durante a cirurgia ele deverá estar preparado para controlar a situação.

Apesar de uma abdominoplastia não ser considerada extremamente arriscada, todos os pacientes devem estar cientes dos riscos potenciais. Sendo um não-fumante e de boa saúde isso irá reduzir muito a chance de problemas, e lembre-se de realizar esse procedimento com um cirurgião plástico e equipe de confiança.